Vamos falar sobre o livro Em Busca de Abrigo, ele foi o livro de estréia da Jojo Moyes e eu amo o fato dela criar protagonistas tão reais, elas são humanas com suas falhas e acertos.
Eu li esse livro já tem um tempinho então muitas coisas que eu gostaria de falar ficarão de lado, quero falar um pouco sobre as mulheres da família Bellantyne: Joy, Kate e Sabine.
Obs: Vai conter spoilers
Kate passou boa parte da vida se sentindo julgada pela mãe, Joy, por não seguir o seu exemplo de família perfeita, ter um único homem e construir uma família. Sabine, filha de Kate, também desaprova o comportamento da mãe de sempre se envolver com novos parceiros e chega até ser grossa com ela, por não compreender que ela está tentando acertar, mas que achar o parceiro ideal não é tão fácil assim. Eu quis esganar a Sabine em diversos momentos, principalmente quando ela se achava no direito de xingar a Kate.
Joy tem um jeito fechado e não consegue se abrir com a filha, o que fez com que Kate interpretasse vários momentos errados, um deles foi quando a mãe não permitiu que ela ficasse brincando com o filho da empregada e Kate julgou que a mãe os afastava por conta da classe social diferente, só que a razão é outra e é aí que as coisas ficam interessantes.
O relacionamento que Kate julgava ser perfeito, o casamento de seus pais, não foi nada do que imaginou. Joy e Edward foram felizes sim, mas nem tudo foram rosas a começar pelo momento gravidez de Joy. Como cada caso é um caso, a sua primeira gravidez foi um horror com enjoos tão fortes, que até o cheiro do próprio marido lhe era ruim e isso fez com que Edward se afastasse dela, se sentindo rejeitado e passasse a encher a cara todas as noites ao em vez de ajudá-la. Tudo continuou nesta mesma rotina, até que perto de dar a luz os enjoos cessaram e ela pode reatar a paz com o marido. Porém, pouco tempo depois da volta a normalidade ela engravidou novamente, porque o marido se recusava a deixar que ela adotasse métodos contraceptivos e desta vez a gravidez foi ainda pior, tanto que teve que passar boa parte da gravidez internada e o marido a visitou pouquíssimas vezes. Quando finalmente pôde voltar para casa e a filha nasceu, acabou descobrindo que a empregada estava grávida e justo de quem??? Pois é, a gente pensa que casamento antigamente era mais bem sucedido, que existia o tal do amor verdadeiro, mas já parou para pensar na quantidade de coisas que esses casais que estão juntos a longo tempo tiveram que relevar para seguir em frente? O filho era do Edward. A Joy preferiu seguir em frente, pensando mais no sentimento dos filhos do que no seu e fez com que o marido cuidasse para que a criança a caminho fosse bem tratada e era justo por isso que ela impediu o contato da Kate com o filho da empregada, porque na verdade eles eram irmãos.
Comments