top of page
Foto do escritorJackeline Souza

Livro: Doce Sabor de Pimenta

Atualizado: 15 de ago. de 2020

Autora: Lic Nunes Resenha/Resumo ou seja, contém spoilers Impactada é pouco pra dizer como fiquei com esse livro, simplesmente ADOOOOOREI! Sem dúvidas é um dos meus favoritos e foi uma das melhoras leituras desse ano.

A história envolve vários clichês, mas a todo momento te deixa em dúvida quanto ao desfecho, tive medo em relação ao final, mas foi tudo o que eu queria.

Sobre o livro: Júlia é deixada no altar por Ricardo, após este descobrir que ela está grávida e por conta de uma armação achar que não pode ser pai, sendo assim julgando que o filho não era dele. Júlia que é formada em gastronomia, depois de toda a humilhação segue com a sua confeitaria que a cada dia cresce mais, ao lado do filho que é a pessoa mais importante da sua vida e agora já tem 3 anos e tendo o apoio da prima Sarah que nunca duvidou dela e do agora ex cunhado, Eduardo, que em nenhum momento a deixou só ou duvidou da paternidade da criança.

Eduardo se fez presente em todos os momentos importantes do Lipe e sempre nutriu um amor pela cunhada, embora nunca passasse dos limites, porque o seu sentimento jamais interferiria no carinho que sentia pelo irmão e pela cunhada, então fez de tudo para que ficassem juntos e fossem felizes. Depois de perceber que Ricardo não cairia em si e passando 3 anos que eles não mantivessem contato, por fim decidiu revelar a Júlia o que sentia, o que a deixou bem confusa, já que depois de tanto tempo sem ver o ex acabou se reaproximando dele por causa de um evento justo agora.

Júlia fica constrangida em se envolver com o cunhado, mas começou a reparar o quanto ele lhe agradava durante todos esses anos e se deu uma chance.

No entanto, antes de morrer Vicente, médico da família que havia armado o exame para que Ricardo se considerasse estéril, conta a verdade e isso faz com que Ricardo se arrependa de ter abandonado a mulher que amava no altar e não ter estado ao lado do filho, fazendo de tudo para reparar o seu erro e ir em busca do que deixou pra trás.

Constância, mãe do Ricardo e até então do Eduardo, era quem estava por trás da armação por não aceitar que o filho predileto se casasse com uma negra, então quando viu o filho se reaproximando da Júlia, se uniu a assistente do filho que nutria interesse por ele, Ellen, e começou a fazer de tudo para os atrapalhar e acabar com a Júlia.

Júlia começou a viver bons momentos com Eduardo, porém todos os contratempos que teve graças a Ellen e a Constância, a colocou próxima de Ricardo, fazendo a perceber que ainda nutria algo por ele e precisava embarcar novamente nesta história para ter o final que haviam sido impedidos. Nesse meio tempo, Ricardo e Eduardo continuam em busca de provas que lhe mostrassem quem estava armando para Júlia e por isso Eduardo acabou próximo de Vivian, assistente pessoal de Ricardo que estava investigando as armações também. Houve uma atração entre Eduardo e Vivian e acabou rolando beijos quentes, que o próprio preferiu não mentir e explicar a Júlia, já que não gostava de a enganar e queria ser sincero, porém também foi surpreendido ao saber que Júlia também teve uma recaída e trocou momentos quentes com Ricardo, o que a fez perceber que era o momento deles se afastarem porque estavam confusos com o que sentiam e estavam se envolvendo com outras pessoas.

Eduardo acatou sua ordem relutante, já que não negava ter sentido atração sexual por Vivian, mas em nenhum momento teve dúvida quanto ao amor que sentia por Julia, sendo assim não teve mais nada do que sexo sem compromisso com a primeira, sem lhe oferecer algo a mais. E Julia acabou cedendo aos pedidos de Ricardo para reatarem. Eduardo decidiu não interferir, respeitando a vontade de Júlia e se manteve distante.


Júlia e Ricardo começaram a ter seus momentos bons e ruins, até que Ellen rejeitada por Ricardo e tendo apanhado de Júlia, por vingança sequestra Lipe e faz com que Ricardo e Julia vão atras dela. Só que Eduardo por coincidência perceberá o sequestro e a seguirá, fazendo assim com que os três estivessem indo resgatar o garoto. Após muita conversa, Ellen decidi atirar em Ricardo e em um gesto totalmente altruísta Eduardo entra na frente e fica entre a vida e a morte.

Ellen e Constância, tiveram suas punições, mas a segunda por ser rica pagou mais com a solidão do que com a justiça. Eduardo sobreviveu por pouco e como havia decidido iria passar um ano fora pra esquecer a Júlia. Esta, que após ver o Eduardo desmaiado ao seu lado não se conteve e sofreu ao imaginar perde-lo se convenceu de que não havia dúvidas de que o amor dela pertencia a ele.


Depois do susto passado, Júlia e Ricardo continuaram, mas por dar uma família a Lipe do que pelo amor que sentiam, até que Ricardo percebeu que não dava mais e resolveu acabar com aquele relacionamento, que já não havia mais sentimento, liberando Júlia para realmente ir atrás de sua felicidade.

Quando enfim Julia decidi ir atrás do Eduardo, descobre que ele havia antecipado a sua viagem e que o perdeu, mas como o destino sempre dá uma forcinha, Eduardo perdeu o voo e enquanto voltava pra buscar o passaporte certo, se surpreende ao ter a Júlia em sua casa, disposta a não o perder novamente. Ela fala o quanto foi preciso cada um vivenciar a história com Vivian e Ricardo, para terem certeza do que sentiam e que queria um futuro ao seu lado porque a amava, diante de ouvir o que sempre desejará, Eduardo se viu o homem mais feliz do mundo a beijando e tendo o começo feliz que sempre mereceu.


Minha opinião: Eduardo era o inseguro que confiava nela, que a valorizava, compreendia, torcia, nunca querendo marcar território ou fazer uma cena de ciúmes. Aquele que respeitava as suas vontades, mesmo que significasse ser feliz ao lado de outro homem, porque por mais que a amasse só a queria sendo feliz e estaria bem se isso acontecesse.

Me diz se tem como não amar o Eduardo? Minha meta é conhecer um cara assim e quanto a história foi super emocionante, é narrada na terceira pessoa. A autora criou bem os laços, desenvolvendo uma química sem igual entre os personagens, foi uma leitura leve e de deixar com o coração na mão sem saber se a Julia voltaria com o ex ou amaria o cunhado. Outro diferencial que eu amo é a protagonista ser negra, algo que raramente vemos e Julia ainda era uma preta formada e que abriu seu próprio negócio. Outra questão é o racismo que levanta a pauta do preconceito existente na sociedade que nem sempre é velado. Romance leve, sem posse, super saudável, recomendo muito nota 10!!!!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page