top of page

Livro/Filme: A culpa é das estrelas

Atualizado: 15 de ago. de 2020

Meu finalzinho de noite me fez lembrar do livro: A culpa é das estrelas do John Green, li na minha adolescência e resolvi trazer algumas curiosidades sobre ele.

▪ Hazel, a protagonista da trama, foi inspirada em uma menina real. Seu nome é Esther Earl. Ela era uma amiga do autor e foi a sua inspiração para o livro.


▪ Segundo o próprio criador da história, existe um motivo para os nomes dos personagens principais serem Hazel e Augustus. Hazel é uma cor em transição e seu nome foi usado para simbolizar a vida da personagem que sempre parece estar no meio do caminho: entre a vida e morte, a infância e a vida adulta, a doença e a saúde. Já quando o assunto é Gus, o comentário do autor é: “Augustus é o nome de imperadores romanos, certo? É um grande nome associado a noções tradicionais de grandeza. Mas Gus é o nome de uma criança. É curto e fofo. No livro, ele vai da força à fraqueza, que é o oposto da jornada do herói habitual. Ele começa sendo um garoto confiante e pretensioso e então se torna vulnerável. Para Gus, esse é um processo brutal. Mas a sua capacidade de estar naquilo com Hazel e de se permitir amar e ser amado, apesar da perda de si mesmo que ele cuidadosamente cultiva, é o que na minha cabeça parece muito mais heroico do que as noções tradicionais” .


Green afirmou: "O título é inspirado numa famosa cena da peça de Shakespeare: Júlio César. O nobre Cassius diz a Brutus: "A culpa, caro Brutus, não é das nossas estrelas, mas de nós mesmos, que somos subordinados."



Sinopse: Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters são dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Por causa da doença, Hazel sempre descartou a ideia de se envolver amorosamente, mas acaba cedendo ao se apaixonar por Augustus. Juntos, eles viajam para Amsterdã, onde embarcam em uma jornada inesquecível.


Com o sucesso do livro, foi feita uma adaptação para os cinemas e que conseguiu alavancar ainda mais a obra. Nos papeis principais tivemos Shailene Woodley como Hazel Grace Lancaster e Ansel Elgort como Augustus Waters.



Comentários


©2020 por Viciada na Ficção. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page